quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Senado aprova regulamentação da profissão de arquiteto e urbanista


O Senado aprovou nesta terça-feira (21) o projeto de lei da Câmara (PLC) 190/10, que regulamenta a profissão de arquiteto e urbanista. O projeto, que vai à sanção presidencial, também cria o conselho nacional (CAU/BR) e conselhos estaduais específicos para esses profissionais, que, até então, eram representados pelo Conselho Federal (Confea) e pelos Conselhos Estaduais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas).

A matéria foi aprovada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara na última terça-feira (16). No Senado, foi apreciada diretamente no Plenário, onde recebeu parecer favorável do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

De acordo com o projeto, o CAU/BR deverá especificar as áreas de atuação privativas de arquitetos e urbanistas e as áreas compartilhadas com outras profissões regulamentadas. Caberá ainda à entidade manter um cadastro nacional das escolas e faculdades de arquitetura e urbanismo, com o currículo dos cursos oferecidos.

A proposta de regulamentação profissional substitui a legislação atual. De acordo com as entidades profissionais, pela primeira vez os arquitetos terão uma regulamentação própria, totalmente desvinculada da regulamentação profissional de engenheiros.

O PLC 190/10 dispõe que entre as tarefas dos arquitetos estão a direção de obras e a elaboração de orçamento, seja no campo da arquitetura propriamente dita, da arquitetura de interiores ou do planejamento urbano, entre outros.

Para exercer a profissão, o arquiteto e urbanista deverá ter registro profissional no CAU de seu estado. Esse registro permitirá sua atuação em todo o País. Os requisitos para o exercício da profissão serão a capacidade civil e o diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo, emitido por faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação. Também deverão registrar-se no CAU as empresas de arquitetura e urbanismo.

Por Raíssa Abreu / Agência Senado

sábado, 4 de dezembro de 2010

Marlon Gama apresenta linha `Vintage` na Casa Cor BA

Os franqueados da Ornare em Salvador, Antonio Gatto e Daniel Andrade, investiram o montante de R$ 100 mil no ambiente ‘Suíte Master’ da Casa Cor Bahia, que este ano leva a assinatura do arquiteto Marlon Gama, para apresentar com exclusividade aos baianos a elogiada linha ‘Vintage’, dedicada aos armários e closets produzidos pela marca premium do segmento de móveis sob medida com toques luxuosos de inspiração clássica e retrô.

No ambiente criado em parceria com o Studio Ornare, os armários e closets possuem puxadores robustos com portas personalizadas, com ou sem almofadas, revestidas ou não de espelhos, e podem receber tonalidades exclusivas. Além disso, uma vasta linha de acessórios internos, como porta-jóias, divisórias de gavetas, matelassês e cabides personalizados, se torna uma solução inovadora de organização.



Como um plus, a linha Vintage ganha ainda uma versão com portas de correr. Os modelos são inspirados na sofisticação do universo de Coco Chanel, com a utilização do tom creme e detalhes em preto brilhante. Os acabamentos variam entre metal, madeira, espelho e couro.
As ferragens exclusivas e os sistemas de fixação importados conferem resistência e durabilidade, que permitem portas de correr maiores que o padrão, proporcionando um melhor aproveitamento do espaço como nunca se viu num closet do tipo planejado.

Fotos: Mundo Vip Bahia